quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Novos horários

"Racionalização, optimização e correcta utilização dos recursos disponíveis"

É esta a justificação para os recentes ajustes nos horários dos comboios regionais um pouco por todo o país. Numa empresa que em 10 anos mais que duplicou o seu número de gestores, e consequente despesa com ordenados e regalias com os ditos, a justificação que dão aos utentes (que além de pagarem bilhetes, pagam impostos para lhes pagarem os ordenados) é que faz-se este reajustamento para facilitar ainda mais a vida de quem gere a frota da CP.

Focalizando o que nos interessa nesta alteração de Inverno, a ligação do eixo Norte-Sul à cidade conimbricense. Vão deixar de haver comboios directos ao centro, tanto os Figueira da Foz-Coimbra, um Caldas da Rainha-Coimbra, os Guarda-Coimbra, alguns Entroncamento-Coimbra como finalmente os (Porto) Aveiro-Coimbra vão passar a efectuar o seu términus na estação de Coimbra-B.

Vantagens?Menos trabalho para quem ganha rios de dinheiro.

Desvantagens?

-Aumento dos transbordos, o que para quem vem do Porto é uma péssima notícia, porque a juntar ao transbordo em Aveiro (que antigamente, quando o serviço era "mau", não existia), vamos ter ainda mais um transbordo, desta feita em Coimbra-B.

-Inadequação da infraestructura da estação B para servir de términus aos comboios que (até dia 12 deDezembro) o fazem na estação central.

-Consequentemente, a par desta inadequação por parte da infraestructura, a cidade vai deixar de receber um dos serviços vindos do Oeste. Estes serviços InterRegionais, que quando reentraram nos horários em 2007 (salvo erro), se pensava que era um santo que estava a cair do altar, efectivamente caiu, mas está a erguer-se aos poucos, porque um dos comboios vai ser novamente reencaminhado para a Figueira da Foz, adicionando um transbordo na Bifurcação de Lares para quem vem do Oeste.

-Estes aumentos de transbordos acarretarão mais preocupações aos utentes, ou seja, cada transbordo incorre numa preocupação acrescida por parte do utente. Um exemplo, se uma pessoa apanha o comboio em Coimbra para o Porto, antigamente só se tinha de preocupar com o horário de saída da estação central. O que acontece actualmente é que além dessa preocupação, acresce a ligação emAveiro, que por não ser oficial (nem isso nos garantem), por vezes não espera. no entanto, os compromissos das pessoas nem sempre esperam também. O que irá acontecer com esta mudança de horários, é o acrescentar de uma preocupação extra. A ligação em Coimbra-B. No futuro imagino um utente a ter que andar com o guia dos horários da CP na carteira.

Uma vergonha, uma vez que estamos em época de combater o transporte individual, em prol do transporte público, a CP ainda complica mais a vida às pessoas, fazendo com que o transporte individual seja a melhor opção. Isto tudo, obra do sr. Cardoso dos Reis, o mesmo que foi há uns dias no comboio do ambiente para Copenhaga. Até que ponto estas acções (quanto a mim de fachada) serão verdadeiras? Cabe a cada um de nós reflectir.

Para (tentar) contrariar estes péssimos serviços, há sempre a hipótese das reclamações via e-mail (webmaster@cp.pt), as reclamações escritas através dos folhetos pedidos nas estações, e o velhinho livro de reclamações.

Deixo mais um post dedicado aos novos gestores da CP, para que possam comprovar aquilo que foi aqui dito neste post.

Coimbra Central,
10 de Dezembro 2009

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