quinta-feira, 29 de setembro de 2011

TGV: Eduardo Souto Moura defende ligação de Sines à Europa e desvaloriza linha Lisboa-Madrid






"TGV: Eduardo Souto Moura defende ligação de Sines à Europa e desvaloriza linha Lisboa-Madrid


O arquiteto Eduardo Souto Moura defendeu hoje que a "grande vantagem" do TGV seria a ligação do porto de Sines à Europa, sublinhando que para viajar entre Lisboa e Madrid há voos três vezes mais rápidos e baratos.



"A grande vantagem do TGV, pelo que eu entendi nas conversas e quando fiz o projeto [da estação de Évora], é fazer uma ligação de Sines [à Europa]. Sines é o grande porto onde sei que existe um projeto para o transformar num grande porto europeu de barcos chineses", referiu Souto Moura.



Em relação à ligação Lisboa-Madrid, Souto Moura insinuou que é desnecessária, porque os voos ''low cost'' custam "três vezes menos e demora três vezes menos", afirmando: "Eu não vou a Madrid de TGV, porque é caro e demora. Eu vou a Madrid pela Ryanair".




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O Sr. Souto Moura é um grande arquitecto, disso não há dúvida. Só acho que, como vencedor do prémio Pritzker , deveria ter mais cuidado com aquilo que diz, porque sendo um vencedor de um prémio deste gabarito, as suas palavras valem mais do que o normal, e poderá com isso mudar opiniões e comprometer o desenvolvimento do país.


Falo claro desta entrevista que deu. Vai-me dizer desde quando é que a Ryannair voa para Lisboa, sendo que o senhor tem um mapa das rotas da Ryannair no seu escritório. Como conseguiu ver Lisboa?


E mais, em que estudos se apoiou para afirmar que a aviação Low Cost voa para Madrid 3 vezes mais barato e 3 vezes mais rápido que um comboio de Alta Velocidade de Raíz?


O Sr. Souto Moura já se atreveu a perder um bocado de tempo a simular uma viagem de TGV onde ele realmente existe? Se perdesse, talvez reparasse que, se calhar, a bilhética da Alta Velocidade até tem descontos como na aviação Low Cost, para quem tira o bilhete com antecedência. Se se aprofundasse um pouco na matéria, até saberia que em França, que é quase o tamanho da Península Ibérica, os voos domésticos desapareceram aquando da introdução do TGV em 1981. Com os consequenets ganhos de tempo e reduções de CO2. Sim, porque o tempo que se perde no Check-In, juntado ao facto de um TGV ligar as cidades centro a centro, faz toda a diferença...



Os únicos factos em que o Sr. Souto Moura se apoia para mandar abaixo um projecto importantíssimo para o país, são conversas de escritório.


De resto deselho-lhe as maiores felicidades para a sua vida, e um obrigado por elevar o nome do país com o seu prémio.


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