terça-feira, 30 de março de 2010

Refer garante que a intervenção termina no final de Junho

Mais dois meses de obra

Primeiro foram as viagens com término na estação B, já lá vão dois meses. Agora, são as obras nas linhas. Os utentes não poupam nas críticas.

Quer se ande de comboio, quer de autocarro ou avião, pede-se comodidade. Melhor, de preferência nada de mudanças de um lado para o outro. Os utentes não gostam, sobretudo quando os anos já pesam nas pernas.
Desde o início do ano, que mudar de comboio na Estação de Coimbra-B, para ir até ao centro da cidade, é obrigatório. Primeira crítica dos utilizadores. Depois, vieram as obras e eis mais confusão, segunda crítica.
O encerramento das linhas centrais na estação para obras de beneficiação não está a ser bem recebido. A explicação é simples: para apanhar a ligação até Coimbra cidade é preciso atravessar a estação de uma ponta à outra. E muitas vezes lá se perde o comboio, apesar de as ligações serem frequentes.
São as corridas à pressa para apanhar a ligação a tempo. São as pessoas de idade com dificuldade em andar a queixar-se. São as pessoas carregadas de compras que não têm mãos a medir.
Entretanto, muitas das críticas estão já na internet. Chama-se Coimbra Central - http://coimbracentral.blogspot.com/- e é um site que reúne um conjunto de pessoas que não está satisfeito com o andamento dos trabalhos na Estação de Coimbra-B.
Contudo, as obras já têm prazo definido para acabarem. Segundo o Gabinete de Comunicação e Imagem da REFER, as obras em curso na Estação de Coimbra B deverão estar concluídas no final do 1.º semestre deste ano. A REFER já tinha anunciado anteriormente uma intervenção em Coimbra-B, a rondar os 1,5 milhões de euros.

Nova estação

Já falta pouco. Até Junho as vias ascendente e descendente vão ficar reabilitadas. Mais. Outro dos objectivos da REFER é a melhoria das condições de acessibilidade e drenagem da plataforma ferroviária.
Era quase inevitável. Muitos estavam à espera, mas a novidade não agradou. O adiamento do TGV coloca a nova estação ferroviária em stand-by.
Já imaginou uma gare intermodal, bem como a requalificação da zona ribeirinha construída cerca de 500 metros a norte da actual? Uma estação de confluência dos comboios de alta-velocidade, do futuro metropolitano do Mondego e do transporte ferroviário convencional, bem como com os transportes colectivos rodoviários?
Durante dois anos, o projecto da estação - uma responsabilidade da RAVE – bem como o plano de urbanização da estrutura envolvente bem pode esperar.
Mas não são só as obras da nova estação que estão paradas. As passagens superiores de Taveiro e Ribeira de Frades estão terminadas. Porém, mais de um mês depois do término dos trabalhos - e depois de já terem sido avançadas datas para a inauguração - nada de carros a passar ou de pessoas.
A colocação ao serviço das passagens superiores de Taveiro e Ribeira de Frade, garante o Gabinete de Comunicação e Imagem da REFER, “está a ser articulada” com a Câmara Municipal de Coimbra.

Diário As Beiras

2 comentários:

  1. Olá!

    Todos os eventos com bons fundamentos merecem ser divulgados e venho por este meio fazer serviço público e promover o III Encontro Nacional de Blogueiros, desta vez em Coimbra, às 20 horas do dia 8 de Maio, em plena época de Queima das Fitas em Coimbra, muito provavelmente a melhor noite do ano nesta cidade.

    O tema deste jantar será a “Vida Académica” e pretende partilhar temas relacionados com este tema e viver o espírito do blogueiro experienciado com tanto sucesso nos últimos encontros. Além de reflectirmos sobre outros temas naturais de um convívio de pessoas com um espírito positivo e moderno.

    Aguardo resposta até ao dia 3 de Maio, estando disponível para qualquer dúvida através do meu e-mail goncalofoc@gmail.com ou do meu blogue http://osabordapalavra.blogspot.com

    Saudações blogueiras! :)

    ResponderEliminar
  2. http://anossaterrinha.blogspot.com/2010/07/tempos-dificeis-para-ferrovia-nacional.html

    Perpetuar os alternativos?... É isto verdade? E então, este Blog adormeceu perante isto?...

    ResponderEliminar