terça-feira, 16 de março de 2010

Obras na estação de Coimbra-B


Caros utentes:


Em primeiro lugar, gostaríamos de colocar on-line a resposta da CP (imagem em anexo) à nossa publicação do dia 17 de Dezembro de 2009, resposta essa que vai de encontro (e não ao encontro) da resposta da Metro Mondego, como podem observar os senhores leitores na mesma publicação.


Como já tínhamos informado os nossos leitores, a verdadeira razão do novo términus em Coimbra-B são as obras de reconversão da estação de Coimbra (central), como nos indica a CP. Perante o facto de as obras na estação de Coimbra (central) estarem atrasadas, e também perante a nova situação observada em Coimbra-B, vínhamos mais uma vez exigir o regresso do términus à estação central de Coimbra.


No fim-de-semana passado a Refer, em virtude das obras de modernização das vias principais da estação de Coimbra-B, encerrou as mesmas. Como consequência desse encerramento para as merecidas obras, os comboios de longo curso vieram ocupar as linhas secundárias da estação, diminuindo ainda mais a capacidade de manobra dos comboios regionais, e consequentemente aumentando os transtornos, seja pelos atrasos que daí advêm, seja pela falta de espaço nas gares para os passageiros.


Em segundo lugar, gostaríamos de informar os nossos leitores que a CP há uns tempos realizou um questionário a bordo, questionando os passageiros à cerca dos autocarros que estes utilizam aquando da sua chegada à estação central de Coimbra. Fazemos questão de informar a CP que grande parte dos passageiros não apanham qualquer autocarro, uma vez que se destinam ao centro, razão pela qual a estação central foi construída. Outro facto a salientar é o congestionamento da rotunda de acesso à N1/IC2 e da avenida Fernão Magalhães, congestionamento esse que prejudica bastante o tempo de percurso dos autocarros.


Vimos por este meio exigir o regresso do términus a Coimbra, porque estamos no direito, como passageiros, de um serviço mais digno e eficaz, sendo que para isso não haveria necessidade de prejudicar os interesses tanto da Refer como da CP, uma vez que a estação de Coimbra está "livre" , e que também não custava nada à CP esticar as marchas até ao centro, sendo até mais vantajoso para a capacidade de manobra da empresa.


Se as nossas exigências não forem atendidas, e se os nossos merecidos melhoramentos no serviço não se vierem a concretizar, avançaremos muito em breve para a realização de um abaixo-assinado em prol do regresso e manutenção do términus dos comboios na estação central de Coimbra.


Coimbra Central,

16 de Março de 2010

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